
Olá amigos, agora que todos ja estão por dentro do que é a E3 e sua importância, vamos relembrar grandes fatos que lá ocorreu, momentos marcantes e estrategias eficazes das empresas para se sair muito bem no mercado.
Primeiro fato E3 1995: Sega antecipa lançamento de Sega Saturn e Sony anuncia console também para o ocidente.

Lançado no mercado japonês no fim de novembro de 1994, o Saturn chegaria aos Estados Unidos pouco menos de um ano depois no dia 2 de setembro de 1995 oficialmente. A data foi escolhida cuidadosamente e acabou sendo batizada de “Saturnday” por se tratar de um sábado, a ação de marketing estava toda preparada para isso.

Apesar de toda a estratégia de marketing preparada a SEGA of Japan emitiu uma ordem de que tudo deveria ser antecipado. O motivo: obter vantagem sobre o PlayStation da Sony. A concorrente pretendia lançar seu primeiro videogame que também era baseado em CDs naquele mesmo período e temia-se que o Saturn poderia se dar mal em um confronto direto.
A estratégia de antecipar não teve êxito, muitos lojistas não receberam o produto e chegaram a até recusar vende-lo. Consumidores que conseguiram comprar o console tinham muita dificuldade para encontrar os poucos jogos disponibilizados no lançamento.

Quando todos achavam que a E3 de 1995 já havia apresentado surpresas suficientes com a SEGA, a Sony sobe ao palco para anunciar a chegada do PlayStation ao mercado norte-americano. Surpresa muito grande pois nada ainda tinha sido falado ou proposto para o mercado ocidental. Além da surpresa do lançamento para o ocidente, a Sony adotou estratégia de valor bem abaixo aos $400,00 dólares do Sega Saturn.
O anúncio gerou tanta euforia quanto o da SEGA. Meses depois a estratégia adotada pela estreante na indústria se mostrou extremamente efetiva. Ao contrário do Saturn, o PlayStation tinha um bom preço, uma ótima biblioteca de jogos no lançamento e apoio de toda a rede varejista do país.