Fortnite X Apple – Que briga é essa?

Dia 13 de agosto de 2020, foi um dia bem cheio para a Epic Games. Após divergências com os regulamentos da App Store, da Apple, uma paródia do clássico comercial da Apple, de 1984, foi publicado no canal do YouTube do jogo Fortnite. O comercial da Apple anunciava a chegada do Macintosh e era uma provocação ao “monopólio” do mercado de PCs. No caso da Epic Games, o alvo é a própria Apple, e o total controle da Apple sobre os aplicativos disponíveis no iOS (sistema operacional dos iPhones e iPads).

A Apple, tem uma taxa de 30% em todo a venda feita dentro dos sistemas iOS (cai para 15% após o primeiro ano do app, o que é crucial para um jogo que pode ser esquecido após alguns meses) o Google mantem a taxa de 30% sobre todos os apps e é por isso que o Fortnite saiu da Play Store em 2018, sendo possível instalar por distribuição diretamente (no Android é possível desde que seja confirmada a instalação após alerta de risco do sistema. No iOS somente pela App Store da Apple) ou pela Samsung Galaxy Store por exemplo.

Em abril deste ano, Fortnite voltou a Play Store, aceitando a taxa de 30%, afinal, sem a distribuição regular nos Androids, a Epic Games tem um grande dificuldade de chegar no publico.

Então, dia 13 de agosto, a Epic Games fez um atualização no Fortnite (update do servidor, não precisa de verificação por parte das lojas App Store e Play Store) que permitia a compra de itens do jogo de forma direta, sem vinculo com a Apple e Google, fugindo das taxas. Esta opção ainda dava desconto de 20%. Como resposta, a Apple baniu o jogo da loja, alegando quebra de regras.

Assim o vídeo paródia (que você viu acima) veio a publico. Epic Games também anuncio que deu entrada em processo contra a Apple, alegando monopólio na distribuição de aplicativos (já que no sistema iOS não é permitido instalar programas que não pela loja da própria Apple, única disponível no sistema).

Seguindo os passos da Apple, Google também removeu o jogo Fortnite da Play Store e a Epic Games também está processando a empresa.

Apesar dos banimentos, o jogo continua funcionando para quem já o tem instalado no iOS e Android (neste caso é possível instalar diretamente ou pela Samsung Galaxy Store).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s