Análise – Marvel SNAP

É altamente provável que você já tenha ouvido falar recentemente sobre o fenômeno que vem se tornando o Marvel Snap, caso esteja antenado no mundo dos games e tecnologia. Mas a que se deve todo esse tremendo sucesso? É fácil responder à essa questão! Marvel Snap é um jogo de cartas rápido, simples de aprender/jogar e muito divertido.

Basicamente, o conceito simples desse cardgame é aumentar cada vez mais sua coleção de personagens da Marvel para batalhar e vencer em pelo menos dois dos três locais no tabuleiro de jogo. Cada local, possui um nome bastante familiar no mundo Marvel – Sokovia, Limbo, etc…- cada um desses locais possui seu próprio efeito único (com os locais sendo randomizados a cada nova partida e modificados mesmo durante a partida pelos efeitos de algumas cartas de personagens!) e você só pode colocar quatro cartas em cada um dos três locais. O principal problema é que cada carta em seu baralho (com 12 cartas pré-selecionadas por você diante de centenas desbloqueáveis) tem um custo de energia variando de um a seis para usá-la, e as mais altas provavelmente só poderão ser jogadas quando a partida atingir o seu último round, pois após cada turno, sua energia disponível aumenta em um (não cumulativo). Como exemplo de jogada, você pode baixar o Noturno com custo 1 de energia do turno um, Tempestade com um custo de 3 do turno três em diante e Odin com um custo de 6, no turno final da partida – a menos que haja algum efeito que mude isso de alguma forma. Mas não se preocupem com isso, pois há um tutorial que ensina perfeitamente essas regras básicas e seus efeitos. Explorar os efeitos das cartas e locais é outro aspecto divertido do jogo. E é simples assim com este conceito básico em mente, você batalha para conquistar dois dos três locais, usando e abusando de combos incríveis com as sinergias entre as cartas que montou para o seu deck de 12 cartas.

Marvel Snap bebe muito na fonte de um grande clássico do cardgame físico (cartas reais) que é o Smash UP, onde os jogadores escolhem 2 de dezenas de arquétipos disponíveis na caixa básica e suas expansões (Vampiros, Piratas, Aliens, Anões…), onde esses 2 tipos se misturam e formam um deck único de cartas com poderes exclusivos de cada “raça”, para combater nas bases (locais) dispostos na mesa, tendo como objetivo conquistar essas bases.

Em Marvel Snap trata-se realmente de um jogo muito mais simples do que parece. Completamente diferente de outros cardgames famosos como Magic, Gwent ou Hearthstones. Suas partidas duram no máximo alguns poucos minutos, tornando-o ideal para se divertir por alguns momentos na fila do banco, no banheiro, no metrô ou em qualquer lugar. Mas não é porque sejam curtas suas partidas que não sejam emocionantes e competitivas, porque realmente são. E como! É frustrante perceber o quanto se caiu na trilha do rank e compensador, na forma contrária, quando se sobe e desbloqueia novas cartas para montar o seu deck.

Por ser um jogo de mecânicas simples, muitas vezes é possível até mesmo prever o que o seu oponente pode fazer e que decisão irá tomar, mas ainda assim pode ser surpreendido. Assim como as jogadas, o próprio deck do adversário pode ser especulado e tornando um pouco mais simples contra-atacar. E caso sinta-se confiante na partida, é possível dobrar a aposta em cubos (que se refletem em posição no rank e que pode chegar no máximo à 8 por partida) e que dá justamente nome ao jogo – SNAP! – cabendo destacar que no caso de derrota, perde-se a mesma quantidade de SNAP (rank)… tenso, porém muito divertido!
Uma das maiores preocupações e questionamentos que ouço frequentemente está relacionado às microtransações dentro do jogo. Mas para a felicidade de todos, essa preocupação não se justifica. Embora seja possível gastar dinheiro real no jogo, sua grande maioria está focada em cosméticos (visuais alternativos para suas cartas e ícones de perfil de jogador). É possível completar todas as cartas sem gastar um único centavo, pois não há evolução de força ou poder nas cartas, apenas no visual.

Novas mecânicas e recursos são esperados e já garantidos pela desenvolvedora Second Dinner, em breve. Mas Marvel Snap do jeito que está hoje, é sem dúvida um dos melhores cardgames da atualidade.

Deixe um comentário